Periódicos

Print
Edições da Sala 5 – Vol. V
AA.VV.
Páginas de Beatriz Querido, Carolina Costa, Branco, Catarina Fragueiro, Guilherme Figueiredo, Helena Rebelo, Luís Mota, Maria Beatriz Vasconcelos, A Zé, MP Passo, Mariana Bento, Marta Quaresma, Pedro “Pero” Rolo, Sabina Louro, Teresa Ramos.
Coordenação Editorial: Ana João Romana.
Imagem Gráfica: Guilherme Figueiredo
Edições da Sala 5
Envelope: 28,5X21cm. As páginas têm diferentes dimensões.
não se aplica
32 exemplares numerados
2016
Caldas da Rainha
não tem
Diversos tipos de papel com diferentes cores e gramagens. Páginas pintadas à mão e múltiplos. Impressão digital, serigrafia, gravura a água tinta e água forte, recorte e colagem, entre outras técnicas. Envelope amarelo serigrafado a preto.
Este é um projecto de natureza pedagógica. Como explica Ana João Romana: “O programa da disciplina de Livro de Artista da ESAD.CR é articulado com um projeto pedagógico iniciado em 2011 – Edições da Sala 5. Um projeto de assembling que reúne páginas elaboradas pelos alunos, onde cada um traz o seu trabalho autoral desenvolvido em atelier. Estas páginas tomam forma em desenho, gravura e processos de impressão digital, o que torna algumas páginas múltiplos e outras únicas. Nem todas as páginas são assinadas ou numeradas, ficando esta decisão ao cuidado do autor de cada página. É recuperada a filosofia dos primeiros assemblings dos anos 70, uma obra em colaboração entre vários autores, para a qual o editor apenas pede as contribuições e define o número da tiragem, questionando e dissolvendo o papel autoral convencional do editor. Todos os participantes envolvidos no assembling participam para a definição e produção da publicação. O que faz com que os cinco volumes já editados de Sala 5 tomem formas diferentes devido à natureza colaborativa. Este assembling é o resultado de uma prática artística ligada a uma rede de relações humanas que surge no contexto de sala de aula.”
Edições da Sala 5, vol. V foi publicado pelos alunos da disciplina de Livro de Artista por ocasião da exposição dos 25 anos da ESAD.CR no Carpe Diem Arte & Pesquisa, Fevereiro de 2016.
Esta edição pode ser consultada:
- colecção CFC; Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa;
- Biblioteca da ESAD.CR, Caldas da Rainha;
- Biblioteca da Fundação de Serralves, Porto.
id