Periódicos

Imprimir
Edições da Sala 5
Vol. VI
AA.VV.
Colaboração de Adriana Amante, Beatriz Neves, Eunice Gonçalves, Filipa Lopes, Francisco Tomás, Inês Pignnatelli, Inês Pina, Joana Martins, Joana da Lua, João Barreiro, João Nogueira, José Sousa, Leonardo Quintaneiro, Madalena Pinto, Mafalda Costa, Marina Lobo, Miky Morgado, Salomé Ferreira, Sara Santos, Sara Zuzarte.

Coordenação editorial Ana João Romana.
Imagem Gráfica de Mafalda Costa.
Edições da Sala 5
diversas páginas de diferentes formatos, envelope A4
não se aplica
30 exemplares numerados
2017
Caldas da Rainha
não tem
Diversos tipos de papel com diferentes cores e gramagens. Páginas pintadas à mão e múltiplos. Impressão digital, serigrafia, gravura a água tinta e água forte, recorte e colagem, papéis costurados, pincel, entre outras técnicas. Envelope pardo serigrafado a amarelo e azul.
O programa da disciplina de Livro de Artista da ESAD.CR é articulado com um projeto pedagógico iniciado em 2011 – Edições da Sala 5. Um projeto de assembling que reúne páginas elaboradas pelos alunos, onde cada um traz o seu trabalho autoral desenvolvido em atelier. Estas páginas tomam forma em desenho, gravura, colagem e processos de impressão digital, o que torna algumas páginas múltiplos e outras únicas. Nem todas as páginas são assinadas ou numeradas, ficando esta decisão ao cuidado do autor de cada página. É recuperada a filosofia dos primeiros assemblings dos anos 1970, uma obra em colaboração entre vários autores, para a qual o editor apenas pede as contribuições e define o número da tiragem, questionando e dissolvendo o papel autoral convencional do editor. Todas os participantes envolvidos no assembling participam para a definição e produção da publicação. O que faz com que os seis volumes já editados de Sala 5 tomem formas diferentes devido à natureza colaborativa. Este assembling é o resultado de uma prática artística ligada a uma rede de relações humanas que surge no contexto de sala de aula.
(Texto graciosamente cedido por Ana João Romana a Tipo.PT)
Esta edição pode ser consultada:
- colecção CFC; Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa;
- Biblioteca da ESAD.CR, Caldas da Rainha;
id
date time
2017-08-17 21:59:15