Periódicos

Print
Obra de Papel 23/24
João Felino
Curadoria de Gabriela Vaz Pinheiro, projecto integrado no (OFF)ciclo: Novas Linguagens e Espaço Público.
CEC 2012
Fund. Cidade de Guimarães
40,5X27,8 cm
12 páginas (incluindo capas)
5.000 exemplares.
Lançamento da colecção completa “obra de papel”, com uma tiragem de 150 exemplares numerados e assinados numa caixa própria.
2013
Guimarães
não tem
Off-set, duas cores (preto/vermelho), folhas encasadas.
Este exemplar é o vigésimo segundo de uma colecção de 24. Surge na continuidade da série de trabalhos “Newspaper Paintings”.

Na última página, João Felino cita “Contra a Comunicação” de Mário Perniola (Lisboa, Teorema, 2005):
“A comunicação é o oposto do conhecimento. É inimiga das ideias porque lhe é essencial dissolver todos os conteúdos. A alternativa é uma forma de proceder baseada na memória e na imaginação, num desinteresse interessado que não foge do mundo, mas o faz mover.”
Passo a citar um fragmento do documento divulgado pela CEC 2012:
“A sua disseminação ainda no período anterior à CEC tem por objectivo cumprir uma das funções associadas ao conceito chave do programa “Novas linguagens”, contribuindo para uma familiarização com a imagem da obra de arte impressa (...). A Obra de Papel é um suporte, tipo jornal, entregue aos artistas para intervencionarem artisticamente como múltiplo, convidando-os a reformular trabalho existente ou a criar trabalho especificamente para este projecto, produzindo uma colecção de exemplares exclusiva para a CEC 2012.”
A colecção de jornais foi enviada gratuitamente por correio para um grande número de pessoas (razão pela qual quase todos os exemplares têm uma dobra); foram ainda distribuídos em espaços como escolas de arte, Museus e centros de arte.

Este número pode ser consultado:
- Biblioteca da Fund. Gulbenkian, em Lisboa; Biblioteca da Fundação Serralves, Porto, Portugal.

- CLA - Cabinet du Livre d'Artiste, Université Rennes 2, França.

- Proyecto' ace, Buenos Aires, Argentina.
id