Periódicos

Print
Bicórnio
AA.VV.
Textos de Eduardo Lourenço, Jorge de Sena, José-Augusto França, António Pedro e José Blanc de Portugal.
Inquérito realizado por Eduardo Lourenço de Faria.
Poemas de Almada Negreiros, Fernando Lopes e Alfredo Margarido.

Três encartes de António Pedro.
Capa pintada por Fernando Lemos e executada em serigrafia por Roberto de Araújo.
Linóleos de Fernando Azevedo.

Composto e impresso por Imprensa Libânio da Silva na Travessa do Fala-Só em Lisboa.
José-Augusto França
19,5X27,8 cm
64 páginas
não temos informação sobre o número total da tiragem.
Contudo 30 exemplares foram numerados e rubricados por José Augusto França. Do poema de Almada Negreiros fez-se uma separata tirada em 80 exemplares.
1952
(Abril)
Lisboa
não tem
Capa em cartão forrado a juta, impressa em serigrafia 5 cores (cinzento, azul, preto, branco e vermelho). Três encartes com 26,5X18,5 cm. Texto impresso em tipografia.
Bicórnio é uma edição de autor, uma antologia de inéditos de autores portugueses contemporâneos.

Este número é publicado na sequência de Unicórnio e inclui textos de Eduardo Lourenço, Jorge de Sena, José-Augusto França, António Pedro e José Blanc de Portugal, assim como poemas de Almada Negreiros, Fernando Lopes e Alfredo Margarido. As imagens são da autoria de Fernando Azevedo, Fernando Lemos e António Pedro, que colaborou com 3 desenhos intitulados “ Variações sobre um tema Antigo” (1951), “Pauzinhos da praia” (1952) e “ A Babugem das Sedas” (1952).

Eduardo Lourenço de Faria realizou um inquérito sobre “ Como vivem os intelectuais portugueses a sua relação com a cultura passada em Portugal?” Responderam a este inquérito controverso Adolfo Casais Monteiro, Afonso Botelho, A. J. da Costa Pimpão, Álvaro Ribeiro, António Sérgio, Delfim Santos, Hernâni Cidade, Joaquim de Carvalho, Joel Serrão,Jorge de Sena, José-Augusto França, José Blanc de Portugal, José Marinho, José Régio, Miguel Torga, Sant’Ana Dionisio e Vitorino Nemésio.
Biblioteca Fundação Gulbenkian; Biblioteca Nacional, Lisboa, Portugal.

Biblioteca Kandinsky, Paris, França.
id