Periódicos

Imprimir
Edições da Sala 5
Vol. III
AA.VV.
Capa de Joana Cabete.
Imagens de Ana Carolina Carvalho, Ana Varela, André Mil-Homens, Carolina Fernandes, Carolina Amaro Parrinha, Catarina Costa, Filipa Rei, Francisco Costa, Inês Pessoa, Joana Cabete, João Henriques, Leonor Assis de Castro, Paulo Marques, Pedro Jafuno, Susana Quevedo, Telma Salema.
Edições da Sala 5
A5 (horizontal)
26 páginas não numeradas
25 exemplares
2014
Caldas da Rainha
não tem
Impressão digital, fotocópia, stencil, linóleo, xilogravura, assim como colagens, desenhos e pinturas originais. Cada volume inclui um pop-up. Diversas qualidades e gramagens de papel. Encadernação japonesa.
Este é um projecto de natureza pedagógica. O ponto de partida para Edições Sala 5 foi o pensar de um livro colectivo que englobasse o trabalho de todos os alunos que frequentam a disciplina de Livros de Artista, incluída no plano curricular da licenciatura em Artes Plásticas da ESAD.CR, matéria leccionada nesse ano por Isabel Baraona.
Texto de introdução de Isabel Baraona:
“As edições Sala 5 é um projecto pedagógico iniciado em 2011 pela Professora Ana João Romana no âmbito da disciplina opcional Livro de Artista, do curso de Artes Plásticas da ESAD.CR. Trata-se de um projecto colectivo que, embora coordenado pelo docente, é da inteira responsabilidade dos alunos que em vivo debate escolhem o tema e definem as características da publicação. O mote deste 3º volume é o livro do livro e os alunos trabalharam a partir de um conjunto de pressupostos como: a diversidade de meios de impressão, conceber e/ou construir um objecto gráfico, o funcionamento de um livro, a dicotomia entre palavra e imagem, entre outros termos e conceitos inerentes ao seu próprio trabalho de atelier, com uma natureza eminentemente autoral. Apesar de incluído nos protocolos e formalidades intrínsecas ao contexto de ensino, Sala 5 é um campo de experimentação conceptual e formal, que obriga os alunos a assumirem a responsabilidade de um trabalho simultaneamente singular e colectivo. É um desafio herdado que muito me apraz continuar.”
Esta edição encontra-se disponível:
Biblioteca da Fund. Gulbenkian, Lisboa.
Biblioteca da Fund. Serralves, Porto.

Cabinet du Livre d’Artiste, Rennes, França.
id
date time
2014-11-02 22:08:07