Edições

Imprimir
Pé-de-Cabra ou Rabo de Saia – Eis uma Dúvida Cruel!
Érica Zíngano
Alexandra Ramires
Poema de Érica Zíngano, ilustrações de Alexandra Ramires
Érica Zíngano
Alexandra Ramires
13,5 x 20 cm.
56 páginas.
10 exemplares
2012
Lisboa
não tem
Encadernação manual, serigrafia, desenho e composição em tipografia de caracteres móveis.
#1
Pé-de-Cabra ou Rabo de Saia – Eis uma Dúvida Cruel!: é um livro de 10 exemplares, que resultou da parceria entre a poeta e artista visual ítalo-brasileira Érica Zíngano (Fortaleza, 1980) e a artista plástica portuguesa Alexandra Ramires (Coimbra, 1987).
#2
Pé-de-Cabra ou Rabo de Saia – Eis uma Dúvida Cruel!: o poema nasceu como parte de um conjunto que iria integrar a plaquete kamikaze coming soon, escrita em 2011-2012, a ser ilustrada por Alexandra Ramires.
#3
Pé-de-Cabra ou Rabo de Saia – Eis uma Dúvida Cruel!: a plaquete acabou ficando perdida no tempo, mas a Érica ainda chegou a publicar, além do poema do livro, outros dois [http://asescolhasafectivas.blogspot.com.es/2012/03/erica-zingano.html] e [http://criticadiversa.blogspot.com.br/2012/04/poema-4-erica-zingano.html]; e a Alexandra desenhou a partir de alguns [http://otrabalhodaxa.blogspot.pt/2012/05/fios.html] e [http://otrabalhodaxa.blogspot.pt/2012/03/os-fantasmas-que-dormem-connosco-comigo.html]...
#4
Pé-de-Cabra ou Rabo de Saia – Eis uma Dúvida Cruel!: foi feito durante o curso de Auto-Edição da Oficina do Cego, em 2012. As meninas discutiram muito durante todo o processo de criação e montagem do boneco, trabalhando em conjunto na construção/estrutura do livro.
#5
A produção do livro Pé-de-Cabra ou Rabo de Saia – Eis uma Dúvida Cruel! (desenhos, impressão em serigrafia e encadernação) foi feita por Alexandra Ramires com a ajuda da Associação Oficina do Cego e do Estúdio Carapau Amarelo.

(Texto graciosamente cedido por Érica Zíngano a Tipo.PT)
#6
Pé-de-Cabra ou Rabo de Saia – Eis uma Dúvida Cruel!: esteve exposto no State Museum of Contemporary Art, em Thessalokini, na Grécia, na exposição "Samkura: A Journey".
#7
Pé-de-Cabra ou Rabo de Saia – Eis uma Dúvida Cruel!: esteve exposto na ARTISTERIUM Tbilisi, International Contemporary Art Exhibition, na Geórgia. Entretanto, as meninas publicaram na revista Metáfora, de São Paulo (Br), um poema-ilustrado, “Elucubrações filosóficas”, mais uma perna desse encontro cheio de pernas...
#8
Pé-de-Cabra ou Rabo de Saia – Eis uma Dúvida Cruel!: esteve exposto no Museu da Cidade de Aveiro, na exposição Colectiva de Gravura e Desenho CONTRAPROVA, onde um dos 10 exemplares foi roubado F5X*/#D3/&EC#@!*R/**+.Ç|.$
#9
Pé-de-Cabra ou Rabo de Saia – Eis uma Dúvida Cruel!: o poema, com novas ilustrações em p/b feitas pela Alexandra, foi convidado a participar de uma antologia de poesia contemporânea brasileira, que será publicada no próximo ano, organizada pela jovem crítica Ana Cristina Joaquim. A antologia selecionou apenas poetas mulheres.
#10
Pé-de-Cabra ou Rabo de Saia – Eis uma Dúvida Cruel!: esteve presente nas Conversas XLVI, no ateliê a Década, em Lisboa, em maio de 2013, e foi lançado na festa da Oficina do Cego no C.R.A. (Clube Recreativo dos Anjos), no mesmo período. E as meninas continuam a trabalhar juntas em outros projectos – em ilustrações de poemas para revistas e também em um novo livro, o dos bichos, mas isso já é outra história...
id
date time
2013-07-19 15:10:33