Edições

Print
Biografia de Uma Praticante Invisível. Uma Tocha Acesa. (BF18)
Isabel Carvalho
Braço de Ferro
16 x 10.5 cm
68 páginas
os editores Isabel Carvalho e Pedro Nora não revelam essa informação.
2009
Porto
não tem
páginas impressas apenas a uma cor, azul ou preto, lombada colada com vinco à francesa.
O livro abre na página dois com a imagem de uma parede revestida a azulejo cerâmico rectangular, uma linha indicando um lapso temporal entre os século XVII – século XX – século XXI.
O primeiro texto toma a forma ou está organizado na página como um labirinto e está datado de 1912. Passo a transcrever um fragmento de “Este livro”, texto da página 11:
1. é sobre um lápis afiado que foi espetado num livro de história atravessando todas as figuras entre a cabeça e o coração;
2. é sobre a biografia de uma mulher que se encontrou com o espírito de outra mulher, escritora, e que começa a escrever compulsivamente o que esta lhe ditou;
(...)
5. é sobre oferecer mulheres a um livro;
6. é sobre o retorno de todas as potenciais escritoras;
7. é sobre pensar nas condições em que a obra acontece;
(...)
11. é sobre ser incoerente, quando a coerência limita a acção.

Os breves textos estão organizados em 15 capítulos (que têm sempre início nas páginas impar). Alguns dos capítulos são, nas páginas pares, acompanhados por uma frase inserida numa cartela; todas estão numeradas e existem ao todo 10 cartelas espalhadas pelo livro.
O livro termina com um novo labirinto de frases e a imagem de um espaço interior, onde podemos ver uma janela com o estore aberto e uma pilha de livros que ameaça cair (páginas 66-67); a última página reproduz o espaço anteriormente apresentado mas já sem os livros – apenas uma janela com o estore levantado por onde entra luz.
O livro encontra-se disponível para consulta na Biblioteca da Fund. Serralves, Porto.
id