Edições

Imprimir
Caderno Nocturno 1
Daniel Fernandes
Daniel Fernandes
20,5 x 14,8cm
28 páginas
20 exemplares
2012
(Dezembro)
Caldas da Rainha, Portugal
não tem
Impressão a jacto de tinta sobre papel fabriano 90gr
Esta edição é um fac-simile de um conjunto de desenhos que fiz em 2011, no contexto da disciplina de Desenho, do 1º ano da licenciatura em artes plásticas, na ESAD Caldas da Rainha.
A ideia de caderno, nasceu da necessidade de os mostrar na avaliação do trabalho da disciplina. Nessa altura pareceu-me fecunda a ideia de selecionar alguns desenhos e junta-los na forma de pequenos cadernos. Isso aconteceu devido à técnica utilizada na feitura dos desenhos. A tinta inscrita numa das faces do papel, que estava previamente molhado por ter sido submetido a um longo período submerso em água, transferir-se para a outra face criando novos desenhos. As páginas apresentam-se rasgadas porque pertenciam a um caderno que tinha adquirido para funcionar como diário gráfico, mas antes de fazer qualquer desenho resolvi destruí-lo, como se estivesse a fazer violência ao pensamento, para conseguir produzir imagens.
Selecionei dois conjuntos, a um dei o título de Caderno Nocturno 1 e a outro Caderno Nocturno 2. Apenas editei, até à data, o conjunto de desenhos do Caderno Nocturno 1.
Caderno Nocturno 1 foi lançado por ocasião de O QUE UM LIVRO PODE #2 - Encontros à volta do livro de artista e da auto edição Atelier Real, Lisboa, 2012.

(Texto gentilmente cedido por Daniel Fernandes a Tipo.PT)
Biblioteca da Fundação Serralves, Porto; Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
id
date time
2014-01-03 18:01:10