Edições

Imprimir
Looking Up in Osaka
João Penalva
Design de João Penalva e Inês Sena.
Texto de Yuko Hasegawa.
Caligrafia de Kensuke Tamaoka.
Azinhagas e Ribanceiras Edições
Gal. Filomena Soares
30X39 cm
88 páginas
500 exemplares numerados e assinados
2008
Lisboa
270924/08 ; não tem
Impressão offset, cor, sobre papel Gardapat kiara 200gr. Capa brochada a tecido amarelo, impressa em serigrafia a preto. Cadernos cosidos e colados à lombada.
O livro encontra-se dividido em 3 partes: Um conjunto de imagens de Den-chu (postes/utility poles), o ensaio de Yuko Hasegawa e uma série de imagens de Den-sen (cabos eléctricos/power cables).
O mote do livro é expresso nas primeiras páginas: “Each den-chu is a unique configuration of electricity, telephone, cable TV, optical fibre and other cables rigged to suit the particular requirements of the buildings in its immediate surroundings. Their layout is the work of engineers whose sole principle is the shortest route, with no regard for aesthetics.”

As legendas das imagens encontram-se na página 83: o nome da rua, o nome da paragem de metro ou a zona da cidade onde a fotografia foi captada.
A última página do livro, um erratum, explica que as fotografias impressas nas páginas 30 e 31 foram obtidas em Hiroshima e pertencem a uma primeira série de imagens captadas em 1997.
Colecção CFC; Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Biblioteca da Fundação Serralves, Porto.
Biblioteca Kandinsky, Paris, França.
id
date time
2015-08-06 23:33:00